segunda-feira, 7 de julho de 2008

Farinhada

Para fazer este documentário fiz uma pesquisa de campo em Florianópolis, meu objetivo era achar um engenho de farinha com as mesmas características do engenho que meu pai tinha em Ratones, onde nasci. Em Santo Antonio de Lisboa encontrei talvez os poucos engenhos movidos a tração animal (bois) existentes na ilha de Santa Catarina, que preservam as características básicas dos modelos de antigamente. Fazem farinha de mandioca, alimento essencial dos nativos, num processo chamado "farinhada", onde transformam esse produto bruto em farinha fina e gostosa e também beiju, iguaria característica dos engenhos.
Paralelo a esse processo, e por ser na mesma época, intimamente ligados, existe a festa do Divino, com suas novenas e cantorias transformando os engenhos em lugares sonoros e mágicos, envolvidos com uma cultura secular preservada em toda a sua essência, culminando com um desfile de carros de boi pelas ruas de Santo Antonio.
Oportunidade única de presenciar esse modelo mecânico incrível, que serve tanto em produção, como em transporte.
Em farinhada, o espectador vai entrar em um mundo simples de um modo de vida característico do povo nativo. Onde a integração entre homem - animais e natureza estão plenamente conectados e em harmonia.

Link para trailler no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=nJz9lUzodkQ