quarta-feira, 8 de julho de 2009

Novo Documentário: Em Busca da Purificação

Estreou dia 04 de julho de 2009 no salão paroquial da igreja do Campeche, com publico de aproximadamente 200 pessoas e com uma recepção calorosa, um novo documentário de Ademir Damasco: Em Busca da Purificação.

O Documentário tem 39 minutos, e é subdividido em 3 documentários:
Banho Santo - 9 minutos
Bandeira do Divino - 15 minutos
A fé de dona Nicota - 15 minutos

Banho Santo: Francisco Alexandrino Daniel, 85 anos, figura fantástica que habita o interior da ilha, mas precisamente no Campeche, comunidade no leste da ilha de Florianópolis, costuma banhar-se e colher macelas na sexta feira santa antes do sol nascer, porque acredita que as águas purificam e o chá de macela cura diversos males.
Tive o prazer de acompanha-lo e desfrutar momentos incríveis em sua companhia, em um dia lindo.


Bandeira do Divino: Tradição antiga, trazida pelos açorianos no sec. XVIII, e até hoje perdura em diversas comunidades de Florianópolis. Composto geralmente por 5 pessoas, a bandeira do divino, que representa na religião católica o divino espirito santo, saem de suas paróquias e percorrem as ruas do bairro. Seus moradores os recebem, rezam e dão uma contribuição, geralmente em dinheiro, para ajudar na organização da festa do divino. As casas são abençoadas e seus moradores acreditam na purificação de seus lares.


A fé de dona Nicota: Dona Nicota, 79 anos, é uma pessoa extremamente religiosa, vai a igreja sempre e frequenta diversas igrejas de Florianópolis. Dona Nicota também é uma pessoa muito ativa, conhecida em sua comunidade (Campeche) e muito perseverante. Como não sabia ler nem escrever, não teve duvidas, foi estudar e tem fé que vai conseguir, porque acredita que nunca é tarde para começar.
Em uma visita a sua casa, dona Nicota se revela uma pessoa extremamente engraçada, simpática e de uma lucidez impressionante

Link do trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=_pSv1pz1yEU


13º FAM

Aconteceu dia 05 a 12 de julho, o 13º FAM( Florianópolis Audiovisual Mercosul), Festival de cinema importante e respeitado em todo o Brasil, festival este que acompanhei desde o começo como espectador, sempre tive vontade de um dia ter um trabalho meu apresentado, e o legal deste ano é que, não só um trabalho, mas 2 documentários meus tiveram a opoturnidade de participar.

Foram eles:
Farinhada, documentário de 52 minutos, na mostra extra-fam
Meninos do Engenho, documentário de 18 minutos, na mostra infanto-juvenil.

Para mim, foi muito importante, pois o retorno de divulgação e a integração com outros centros do país e do mercosul é fundamental para trocas de experiencias e uma visibilidade bem maior para divulgação do traballho, e com isso, mostrar para todos a nossa cultura. Isso é o que mais quero, divulgar para o maior numero possivel de pessoas, como somos, como vivemos, mostrar os verdadeiros nativos, que estão em minoria hoje na ilha.

Capa Meninos do Engenho

Segue a Capa do Filme Meninos do Engenho e foto



Capa do filme Farinhada