quinta-feira, 3 de julho de 2008

Pesca da Tainha

Sinopse

Pesca da tainha

Meu segundo filme, Pesca da Tainha, teve uma ótima repercussão, em sua noite de estréia, no Campeche, conseguimos juntar cerca de 300 pessoas no salão da capela São Sebastião.

Os DVD's ainda estão a venda, quem tiver interesse em adquirir, é só entrar em contato pelo meu email: Ademirdamasco@gmail.com


Segue a sinopse e algumas fotos do filme:

Pesca da Tainha

Documentário de 52min. Que retrata o dia a dia de um rancho de canoa na época da pesca da tainha. O documentário é dividido em 4 partes:

1ª parte – o pedido

Antes de começar a pesca é feita uma missa no rancho de canoa, onde a comunidade participa e reza para que a safra seja boa. Além da missa, tem a apresentação de banda e um almoço para os presentes.

2ª parte – a espera

Mostra a vigilia para a localização dos cardumes; pescadores colocam-se em pontos estratégicos. No decorrer desta espera, pescadores concentram-se nos ranchos e ali consertam redes, jogam dominó, conversam e contam casos.

3ª parte – a captura

Os vigias localizam os cardumes, fazem sinais característicos para seus companheiros e orientam o cerco. Começa a ação estratégica para a captura. O cerco é completado e arrastado com cabo até a praia. Puxada a rede, contam-se os peixes e dividem-se em partes.

4ª parte – a confraternização

A parte final do documentário registra a confraternização dos pescadores. É hora de comer um caldo de tainha.

Nota: No documentário são feitas entrevistas com pescadores e suas explicações sobre suas funções dentro deste conjunto que resulta na pesca da tainha.


Trailer no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=4WH9iTzB5H8






quarta-feira, 2 de julho de 2008

Seu chico e o presente

Primeiro filme produzido por mim : Seu chico e o Presente

Filme mais experimental, feito em uma tarde agradavel com seu Chico, figura muito popular no campeche, que no alto de seus 83 anos, ainda mostra um vigor invejavel
Segue a sinopse e o link para o trailer no youtube:

Seu Chico e o Presente, video de Ademir Damasco, com 30 minutos de duração.
O video mostra a viagem que o diretor fez com seu Chico até ratones, onde foram levar duas tainhas com ova para seu Getulio. No decorrer da viagem seu Chico canta, declama, fala de politica e são inseridas cenas do seu Chico atendendo em seu Bar na praia do Campeche.
Pela importancia do seu Chico e seu bar para a comunidade do Campeche, SOMOS TOTALMENTE CONTRA A DERRUBADA DE SEU BAR.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=zVT_7nLKm0Q