quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entrevista site Surf & Cult

Entrevista concedida ao amigo Luciano Burin. Segue na integra.

Motivado pelo desejo de divulgar personagens e registros da cultura do surf em Florianópolis, o diretor
Ademir Damasco superou diversos obstáculos para produzir o documentário "Cupim", que registra a vida e a história de Adilson Cupim, um lendário e controvertido surfista local da praia do Campeche em Florianópolis.

Ao longo de um ano de filmagem, o diretor - mais conhecido pelo apelido Neném - se dedicou a registrar as peculiaridades que fazem de Cupim uma figura emblemática para discutir diversos temas relacionados à cultura surf de Florianópolis e suas intensas e radicais transformações ao longo do tempo - como a delicada questão do localismo, a preservação das raizes da cultura açoriana diante do crescimento desordenado, e a busca por um estilo de vida alternativo onde o surf representa um verdadeiro canal de fuga das vicissitudes da vida moderna.

Nativo da ilha e integrante da primeira geração de surfistas de Florianópolis na década de 70, Damasco acompanhou de perto o crescimento do surf em Floripa, seja como juiz da Fecasurf ou como presidente do Campeche Surf Club, que realiza o tradicional Surfoco, o campeonato mais antigo da Ilha- sempre aos sabados de Carnaval há 21 anos consecutivos.

Com várias produções ligadas às raizes da cultura açoriana na ilha de Santa Catarina - como o documentário Farinhada que resgata a história dos antigos engenhos de farinha de mandioca e um filme sobre a pesca da tainha -, Neném encontrou na inusitada história de vida do polêmico Cupim uma maneira de divulgar ao mundo alguns aspectos que moldaram o surf em Florianópolis ao longo das últimas quatro décadas. Na entrevista a seguir ele conta um pouco sobre este filme que será lançado em janeiro de 2011:

1 - Como surgiu a ideia de fazer um filme sobre o Cupim? Foi dificil convencer ele a aceitar participar do projeto?

O documentário “Cupim”, é o meu oitavo trabalho audiovisual e estou em pré-produção de “Outono”, que vou fazer em 2011. Gosto muito de personagens, as histórias de pessoas me fascinam. O Adilson Cupim é meu amigo há quase 30 anos e é um personagem fantástico. Estava devendo pra galera um documentário sobre surf, mas queria algo diferente, e o Cupim é esse “algo”. Antes de começar a filmar, fiquei um ano conversando com ele, tentando convence-lo. Acabei vencendo no cansaço e fiquei mais um ano convivendo e participando do seu dia a dia.

2 - Explique um pouco sobre a história e características deste personagem? O que faz dele uma figura tão polêmica?

Adilson Cupim tem 48 anos, e 34 de surf ininterruptos, surfa todo dia, faça chuva ou faça sol, tendo onda ou não. Talvez seja um dos caras que mais surfou ondas no mundo. (nota do editor: junto com o norte-americano Dale Webster - veja aqui)

Tem personalidade forte, exige respeito para com os locais, e por causa disso, sempre teve dificuldades para lidar com o crowd. Tem aparencia estranha, tem uma prancha estranha (ele mesmo faz), dirige um carro estranho... Mas por traz dessa aparencia, tem um cara cultural, é oleiro (atividade quase extinta na ilha) e tem seu próprio "boi de mamão". Não fuma, não bebe, não usa drogas, é um cara correto. O surf moldou toda a sua vida, sempre o surf primeiro, depois o resto.... Virou lenda!

3 - Conte um pouco sobre a produção deste filme, como os desafios da filmagem, tempo de produção, equipe envolvida e previsão de lançamento?

O documentário terá 40 minutos e não tem apoio financeiro, faz parte do idealismo de quem gosta de filmar. É um trabalho 100% autoral, que consumiu um ano de trabalho com orçamento zero e 3 elementos constantes na equipe: eu como roteirista, produtor e diretor, Gustavo Damasco (filho de Ademir) camêra/edição/ assistência de direção, e Aline Sayuri Yamada - still e produção. Estamos em fase final de edição, com lançamento previsto para a segunda quinzena de janeiro, no salão paroquial da Igreja São Sebastião, no Campeche.


4 - Qual a sua expectativa em relação a este documentário? Que mensagem você deseja transmitir?

O surf na ilha tem 40 anos, já temos histórias próprias, já passou por gerações. Conhecemos muitos gringos - australianos, americanos, havaianos - que nos contam as suas histórias. Vamos conhecer um pouco da nossa história também.

Vou legendar o filme em inglês, porque queria que os gringos conhecessem um pouco dessa história, já que ela é universal. Em todo lugar do mundo tem pessoas assim (como o Cupim), totalmente envolvidas com o esporte, fazendo dele, seu norte. E contar uma história nossa, nativa, de um cara açoriano, dirigido por um cara daqui, também nativo e estritamente ligado a esse universo.



Entrevista publicada no site Surf&Cult, para acessar clique em: http://www.surfecult.com/2010/12/cupim.html